top of page
  • Auxílio Acadêmico

Os 5 erros mais frequentes no Currículo Lattes

A quantidade de erros que vemos diariamente no Currículo Lattes das pessoas é muito alta, mas é justificável considerando o tempo que demora para aprender a utilizar a plataforma e pela grande quantidade de dúvidas que ela gera.

Sendo assim, listamos abaixo os 5 erros que consideramos mais frequentes nos currículos que nos deparamos até o momento:


1º erro - Colocar símbolos desnecessários.

Deve-se evitar ao máximo o uso dos seguintes símbolos:


Travessão (−): Frequentemente quando é inserido um travessão no Lattes, na visualização do currículo ele aparece como um ponto de interrogação. Isso acontece mais frequentemente quando se copia o conteúdo de algum lugar para inserir no Lattes. Neste caso, deve-se apagar o travessão e utilizar o "meio-risco" ou "hífen" (-) para que esse efeito não aconteça. Mesmo assim, só utilize esse símbolo quando for realmente necessário.


Aspas: não é necessário colocar aspas em todos os títulos de trabalhos, de palestras ou em nomes de eventos. As aspas inseridas, dependendo do local, também podem aparecer no Lattes como um ponto de interrogação. No caso de títulos de trabalhos e palestras basta utilizar dois pontos e escrever o título em seguida. No caso de nomes de eventos, deve-se colocá-lo sem as aspas.


Veja na imagem abaixo quantas vezes o ponto de interrogação aparece nesse Lattes, provavelmente, porque foi inserido aspas entre os títulos.




2º erro - Inserir em Eventos o que você não sabe onde inserir. Muitas pessoas quando não sabem onde inserir algo que fizeram ou participaram como, por exemplo, ministração de disciplinas ou mini-cursos, as inserem em Eventos, mas esses itens tem seus campos específicos para serem inseridos. Mini-cursos devem ser inseridos em Formação Complementar e Ministração de disciplinas deve ser inserido em Atuação Profissional.


3º erro - Escrever palavras desnecessárias.

Por exemplo, se você participou de um evento como ouvinte, não é necessário escrever “Participou do (a)“ antes do Nome do evento no campo Eventos. Assim como se foi palestrante no evento, não é necessário escrever antes do Nome do evento “Palestra no”, basta escrever o nome do evento e o título da palestra em Título da apresentação. Mas escrever "Palestrante com o tema:" antes do Título da apresentação é aceitável.

Veja esse erro demonstrado na imagem abaixo:


4º erro – Não inserir as informações completas.

Assim como em todas as atividades acadêmicas/profissionais que realizamos na vida, devemos escrever as informações completas como, por exemplo, o nome da instituição corretamente e por completo, o nome do Programa de Pós-graduação correto, e assim por diante.

Por exemplo, se você é pós-graduando (a) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), escreva dessa forma, e não das seguintes formas que já presenciamos no Lattes:


Faculdade de Medicina – USP / Rib. Preto.

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo

(nesse caso o "da" foi retirado, mas não deveria pois faz parte do nome)


Se você concluiu ou está concluindo Pós-Graduação em uma Faculdade ou Instituto, coloque o nome deles também e não apenas da Universidade a que são vinculados, por exemplo, se concluiu Mestrado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, escreva dessa forma, e não coloque apenas Universidade de São Paulo.

Os nomes dos cursos também devem ser inseridos da forma mais completa possível, portanto, se couber no espaço coloque o nome inteiro do curso ou o máximo que couber (mas sabemos que em alguns campos como, por exemplo, em Formação Complementar o espaço é limitado).

Veja esse erro demonstrado na imagem abaixo. A pessoa inseriu 3 cursos somente com o nome "Medicina" (e eram cursos diferentes pois as cargas horárias eram diferentes). Quando alguém for olhar o currículo abaixo provavelmente vai se perguntar "Tá, o curso foi relacionado a área de Medicina, mas o curso foi sobre o que?". Essa falta de informações no currículo prejudica o candidato durante um processo seletivo, por exemplo.


5º erro – ESSE É O CAMPEÃO! Repetir termos!

Não sabemos quando essa “epidemia” começou, mas ela vem afetando desde estudantes, pós-graduandos (as) até docentes. Frequentemente as pessoas tem inserido palavras desnecessárias no campo Curso em Formação acadêmica/titulação quando vão inserir o que estão cursando como, por exemplo, Graduação, Mestrado ou Doutorado.

Ao invés das pessoas colocarem apenas o nome do curso, por exemplo, Medicina, se referindo ao curso de Graduação, as pessoas estão escrevendo no campo Curso “Graduação em Medicina”, e o resultado disso no Currículo Lattes será: "Graduação em Graduação em Medicina”.

Esse fato está gerando currículos com informações repetidas, como nos exemplos abaixo, o que gera a impressão de descuido do seu Currículo Lattes:


“Mestrado em andamento em Mestrado em”

“Doutorado em Doutorado”

“Doutorado em andamento em Pós-graduação em“

“Especialização em andamento em Especialização”

“Aperfeiçoamento em Aperfeiçoamento”


Essa repetição também vem acontecendo em outros itens do Currículo Lattes como, por exemplo, no de docentes no Campo Orientações criando escritos como “Graduando em Graduação em”.

Veja esses e outros exemplos na imagem abaixo:



Todos os exemplos foram retirados de currículos verdadeiros, mas algumas informações foram retiradas para não identificar os (as) autores (as). Após ler essa matéria verifique no seu Currículo Lattes se você não está cometendo esses erros.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page