top of page

Importância do Currículo Lattes:

 

Muitos profissionais não tem tempo disponível para criar, atualizar ou verificar a existência de erros gramaticais em seu currículo ou mesmo tenha tempo para aprender como funciona a plataforma Lattes. Nosso objetivo é facilitar a vida deste profissional fazendo com que este tempo seja direcionado para suas atividades acadêmicas.

 

“O Currículo Lattes se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, se tornou elemento indispensável e compulsório à análise de mérito e competência dos pleitos de financiamentos na área de ciência e tecnologia.” (Fonte: Plataforma Lattes – CNPq).

 

Portanto, torna-se essencial um currículo Lattes e, por possibilitar a consulta de qualquer localidade, faz com que seja aumentada a visibilidade da formação e produção científica do profissional, principalmente para os órgãos de fomento. Atualmente, exige-se o Lattes para diversas atividades profissionais, inclusive, algumas empresas já estão substituindo o curriculum vitae pelo currículo Lattes para seleção de candidatos.

 

Algumas situações em que o Lattes é obrigatório ou recomendado:

 

- Inscrições a vagas de estágios, monitorias, iniciação científica, cursos de extensão, concorrer a bolsas, entre outros processos de seleção.

 

- Solicitação de bolsas em agências de fomento e inscrição de projeto em chamadas públicas.

 

- Inscrições em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

 

- Convites para bancas de mestrado, doutorado, livre-docência ou convites para eventos científicos.

 

Importância do ResearcherID:

 

- É um recurso que permite com que as pessoas visualizem suas informações biográficas, sua produção científica, suas citações e seu índice H. 

 

- Quando seu número de identificação do ResearcherID é inserido no Currículo Lattes, ele transporta para o Lattes a quantidade de artigos inseridos no seu ResearcherID, suas citações e seu índice H. 

 

-  É uma exigência para algumas agências de fomento para a solicitação de bolsas ou auxílios. Por exemplo, é um dos itens solicitados pela FAPESP para a elaboração da Súmula Curricular de docentes.

(veja aqui: http://www.fapesp.br/5266)

 

- Permite que você gerencie suas publicações e referências bibliográficas no EndNote.

 

Importância do Google Scholar:

​

- É um recurso que permite com que as pessoas visualizem suas informações biográficas (nome, instituição, áreas de interesse), sua produção científica, suas citações, seu índice H, seu índice i10 (número de publicações com, no mínimo, 10 citações) e um gráfico demonstrando a quantidade de citações por ano. 

​

- Você pode consultar a lista das suas publicações organizadas por quantidade de citações e por ano e pode consultar a quantidade de citações por ano para determinada publicação e quais foram os trabalhos que a citaram.

​

-  Ter esse perfil também pode ser importante para os (as) docentes que irão solicitar algum tipo de auxílio ou bolsa em agências de fomento como, por exemplo, a FAPESP, que solicita que o (a) docente tenha cadastro atualizado ou no MyCitations do Google Scholar ou no ResearcherID na Súmula Curricular. (veja aqui: http://www.fapesp.br/5266)

​

- Tornando seu perfil visível, quando pesquisarem seu nome no Google Acadêmico, além de visualizarem suas publicações, irão visualizar seu perfil do Google Scholar e, clicando nele, poderão acessar as informações citadas acima. 

​

- Você pode pesquisar os perfis de outros pesquisadores no Google Scholar por Instituição ou por Área de interesse/pesquisa. Sendo assim, seu perfil também poderá ser consultado dessa forma. Por exemplo, ver os perfis dos (as) docentes da Universidade de São Paulo ou pesquisar todos os (as) pesquisadores (as) que possuem a palavra "câncer" em suas áreas de interesse.

​

- Observação: Alguns pesquisadores consideram que a contagem de citações do Google Scholar é mais justa, pois contabiliza as citações de uma quantidade muito maior de revistas, principalmente brasileiras, do que, por exemplo, no ResearcherID que só contabiliza citações das revistas indexadas no Web of Science. Portanto, geralmente a quantidade de citações e o índice h dos pesquisadores será maior no Google Scholar do que no ResearcherID.

​

​

​

bottom of page