top of page
  • Auxílio Acadêmico

Vantagens do Google Scholar para docentes

Ter um perfil no Google Scholar - Minhas citações possui diversas vantagens, principalmente, para funções em que a produção de publicações é constantemente analisada pelas Instituições a que pertencem como, por exemplo, no caso dos docentes.


Listamos abaixo as principais vantagens para um (a) docente possuir um perfil no Google Scholar - Minhas citações:


- Na página do seu perfil, é possível visualizar suas informações biográficas (nome, instituição, áreas de interesse). Lembrando que seu perfil só ficará visível se você cadastrar um e-mail institucional.


- No canto direito da tela, ficará disponível seu Índice de citações, conforme imagem abaixo, em que constará o número de citações, seu índice h e seu índice i10. Com relação as suas citações, ficará disponível o número de todas as suas publicações (Todos) e a versão "recente" desta métrica ao lado, sendo o número de novas citações nos últimos 5 anos para todas as publicações (Neste caso, desde 2011).


- Com relação ao seu Índice h, na primeira coluna fica disponível seu índice h total (sendo que h é a quantidade de publicações que você possui com, no mínimo, h citações) e, na segunda coluna mostra a versão "recente" desta métrica, sendo o maior número h, sendo que h publicações possuem, no minimo, h novas citações nos últimos 5 anos. Por exemplo, um índice h de número 27, quer dizer que o pesquisador tem 27 publicações com, no mínimo, 27 citações.


- Quanto ao índice i10, esse número representa o número de publicações com, no mínimo, 10 citações. A segunda coluna mostra a versão "recente" desta métrica, sendo o número de publicações que receberam pelo menos 10 citações nos últimos 5 anos.


- Abaixo dos índices de citações, é mostrado um gráfico com a quantidade de citações por ano. Para verificar a quantidade de cada ano é só colocar o mouse em cima da coluna do ano que deseja saber.


Alguns pesquisadores consideram que a contagem de citações do Google Scholar é mais justa, pois contabiliza as citações de uma quantidade muito maior de revistas, principalmente brasileiras, do que, por exemplo, no ResearcherID que só contabiliza citações das revistas indexadas no Web of Science. Portanto, geralmente a quantidade de citações e o índice h dos pesquisadores será maior no Google Scholar do que no ResearcherID.


obs.: ​Com relação a produção científica, ao buscá-la o Google Scholar pode analisar além de citações de artigos, citações de resumos, dissertações ou teses também.


- Abaixo das informações biográficas, estará listado suas publicações, organizadas, primeiramente, por quantidade de citações e por ano, mas você pode alterar a ordem, no momento, para consultar as publicações por ordem alfabética (clicando em "Título") ou por ano (clicando em "Ano"). Clicando no título da publicação, irá abrir uma outra tela em que é possível consultar a quantidade de citações por ano para aquela determinada publicação. Nesta mesma página, clicando em "citado por xxx" abrirá outra tela com uma lista de todos os trabalhos que citaram essa publicação.




- Tornando seu perfil visível, quando pesquisarem seu nome no Google Acadêmico, além de visualizarem suas publicações, irão visualizar seu perfil do Google Scholar e, clicando nele, poderão acessar as informações citadas acima.


- Você pode "seguir" outros autores e receber um alerta de novos artigos ou novas citações deles. Para seguir um autor é só clicar em "Seguir", na caixa azul ao lado do nome do autor, selecionar a opção ou opções desejadas e cadastrar seu e-mail. Feito isso, você deve acessar seu e-mail e clicar no link enviado pelo Google para confirmar essa solicitação.


- Ter esse perfil também pode ser importante para os (as) docentes que irão solicitar algum tipo de auxílio ou bolsa em agências de fomento como, por exemplo, a FAPESP, que solicita que o (a) docente tenha cadastro atualizado ou no MyCitations do Google Scholar ou no ResearcherID na Súmula Curricular. (veja aqui: http://www.fapesp.br/5266)

​​

- Você pode pesquisar os perfis de outros pesquisadores no Google Scholar por Instituição ou por Área de interesse/pesquisa. Sendo assim, seu perfil também poderá ser consultado dessa forma. Por exemplo, ver os perfis dos (as) docentes da Universidade de São Paulo ou pesquisar todos os (as) pesquisadores (as) que possuem a palavra "câncer" em suas áreas de interesse.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page