top of page
  • Auxílio Acadêmico

Como unir seus perfis no Scopus

O Scopus é uma das principais bases de dados da literatura científica onde o pesquisador pode obter seu total de citações e seu índice H. Porém, frequentemente essa base gera mais de um perfil (author profile) para o mesmo pesquisador, o que dificulta a aquisição desses dados corretamente.


Por exemplo, o mesmo pesquisador pode ter 3 perfis, um com 50 artigos, um com 6 e um com 4 artigos e, mesmo que seja possível obter o total de citações e o índice H manualmente contabilizando os dados desses 3 perfis, o correto seria o pesquisador ter um único perfil, com todos os artigos juntos, sendo assim possível obter o total de artigos, de citações e o índice H. Além de facilitar para o pesquisador a visualização dessas informações, facilita para as outras pessoas interessadas em obtê-las. Além disso, obtendo essa informação corretamente também é possível colocá-la no Currículo Lattes, que possui um campo especial para isso.


Para corrigir isso e unir todos os seus perfis, siga o passo a passo a seguir:


1) Acesse a base Scopus no seguinte endereço: https://www.scopus.com


2) Clique em "Author search" e digite seu sobrenome (Author last name) e as iniciais do seu nome (author initials) no campo indicado.


3) Na próxima tela, selecione quais os perfis que são seus em todas as páginas disponíveis e clique em "Request to merge authors".

No exemplo abaixo, o sobrenome "Santos" e "Dos Santos" eram do mesmo pesquisador, em que um perfil possuía 72 publicações e um possuía 54 publicações.

4) Na próxima tela aparecerá os perfis selecionados para você confirmar e clicar em "Start".


5) Na tela seguinte, "Select preferred name", selecione o nome e sobrenome de sua preferência para ser visualizado no Scopus e clique em "Next".


6) Na tela "Review profile", se considerar necessário confira se todos os artigos são de sua autoria e se todos os seus artigos indexados constam nos perfis selecionados, pois pode ocorrer de artigos de outro autor estarem nos seus perfiis ou de não constar todos os seus artigos indexados em um dos seus perfis. Caso queira deletar ou incluir algum artigo, clique em "Edit documents".


7) Na próxima tela, clique em "Incorrect" (símbolo de X ) para deletar os artigos que não são de sua autoria. Não é necessário clicar em "Correct" (símbolo de visto) nos artigos que são seus.

Para acrescentar artigos, role a tela para baixo e clique em "Search for missing documents".



8) Irá abrir a tela "Search for missing documents" onde deve ser digitado o nome da publicação que deseja buscar e clique em "Search". (Se a publicação não for localizada pelo título inteiro, tente procurar por apenas parte do título. Se mesmo assim não localizá-la, provavelmente é porque a revista não está indexada).

9) Localizando a publicação desejada, selecione e clique em "Add selected articles".



10) Em seguida, abrirá a tela "Please select which author you are". Nessa etapa, você deve selecionar seu nome entre os autores da publicação e clicar em "Set author sequence".

11) Terminada a etapa de incluir e excluir publicações, clique em "Next".


12) Na próxima tela, "Submit changes", confirme seu "Last name" e "First name", que já estarão preenchidos conforme escolhido anteriormente, preencha os outros dois campos com seu e-mail e clique em "Submit".

13) Em seguida, você receberá um e-mail, com o título "Scopus Feedback - Verification", solicitando que você confirme a solicitação de correção do seu perfil de autor. Nesse caso, é só clicar no link enviado. Feito isso, abrirá uma tela informando que sua solicitação de correção foi confirmada e que você receberá uma notificação assim que seu pedido for recebido pela equipe de suporte do Scopus.


14) Alguns minutos ou horas depois, você receberá outro e-mail, com o título "Scopus Author Feedback", confirmando que seu pedido de correção foi recebido pela equipe de suporte e que poderá demorar até 07 dias para que as alterações solicitadas apareçam online.


15) Após essa confirmação, nos próximos dias quando for consultado seu nome Scopus, irá aparecer a seguinte mensagem na parte superior da tela, explicando que o Scopus pode gerar mais de um perfil para o mesmo pesquisador quando não pode ser atribuído com certeza a autoria:


"The Scopus Author ldentifier assigns a unique number to groups of documents written by the same author via an algorithm that matches authorship based on a certain criteria. If a document cannot be confidently matched with an author identifier, it is grouped separately. In this case, you may see more than 1 entry for the same author".


16) Após a conclusão da união dos seus perfis, você receberá um novo e-mail, com o título "Scopus Feedback - Request complete", confirmando a correção.


É importante ressaltar que após essa correção/união dos perfis, conforme for publicado novos artigos desse autor, o Scopus poderá gerar novamente outros perfis para o mesmo pesquisador. Sendo assim, é um processo que deverá ser feito outras vezes futuramente.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
  • Twitter Basic Square
bottom of page